segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Os Finzi Conti, no Rossio



Este país é tão cruel, estes governantes são tão desavergonhados e amnésicos, que às vezes nos sentimos abençoados por finalmente recuperarmos algo que já considerávamos como perdido (e que, afinal, apenas nos tinha sido retirado). É assim que me sinto quando se fala na recuperação do Cais das Colunas, na Praça do Comércio, ou mesmo na abertura da Praça do Duque de Cadaval, nas traseiras da Estação do Rossio, em Lisboa.

Onde antes havia um parque de estacionamento com arrumadores devidamente licenciados, agora há uma praça reabilitada com esplanadas e alegria. O facto de a maioria dos visitantes ser turista diz o suficiente sobre a tal amnésia ou memória colectiva que se instalou nos lisboetas: ainda que a praça nos tenha sido realmente devolvida, ninguém se sente absolutamente confortável naquele espaço, é como se estivéssemos a usufruir de território sagrado, ou construído sobre um antigo cemitério indígena. Propriedade é roubo, dizia o outro.

Por enquanto, sentados na esplanada da geladaria Finzi Contini, sentimo-nos apenas lisonjeados por finalmente termos recuperado um espaço que, por direito, era nosso. O nome da geladaria, inspirado no livro de Giorgio Bassani e filme de Vittorio de Sica, O Jardim dos Finzi Contini, convida à metáfora, claro: o "jardim" era um oásis onde a aristocracia judaica italiana de Ferrara se escondia dos nazis e fascistas, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, a geladaria situa-se a dois passos do Hotel Avenida Palace, que albergou a aristocracia europeia exilada no tempo da grande guerra (incluíndo espiões e fazedores de gelados).

www.hotelavenidapalace.pt
http://en.wikipedia.org/wiki/Il_giardino_dei_Finzi-Contini

4 comentários:

Anónimo disse...

a analogia é interessante...os gelados da finzi são os melhores que alguma vez já provei em Portugal...

Anónimo disse...

Provei os gelados da Finzi Contini à 2 meses. Fiquei apaixonado. Os melhores.

Anónimo disse...

Deixo aqui tambem o meu comentário sobre a gelataria Finzi Contini:
- o gelado é o melhor, e único em Portugal: ao melhor estilo Argentino (algo que não existia em Portugal, uma espécie de fusão entre estilo de gelado Americano e Italiano), com sabores tipo dulce de leche, flor di latte com frutos do bosque... textura densa e sabores intensos.
- o espaço no Rossio é espectacular, um retiro para o espírito e para os sentidos também; há uma gelataria Finzi Contini na Lapa, também, esquina da rua Buenos Aires (nem de propósito...) com Sant'Ana à Lapa.

Anónimo disse...

Que delicia de gelados!!!!