segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Veneno Cura, de Raquel Freire


O novo filme de Raquel Freire, Veneno Cura, já tem foto de apresentação, já tem data de estreia (8 de Janeiro 2009), já tem página na net, já tem making of e links com imagens no youtube, mas os portugueses ainda não sabem de que filme se trata e por falar nisso quem é a Raquel Freire?

É que, quando se trata de cinema português, é sempre preciso começar tudo de novo. É preciso escrever, realizar, produzir e promover bem. E acima de tudo é essencial não sobrevalorizar a memória colectiva dos portugueses em relação ao seu, ao nosso cinema nacional. Um exemplo? Teresa Prata.


A Teresa esteve seis anos a filmar Terra Sonâmbula, segundo um texto de Mia Couto. Em 2007, o filme começou a circular nos festivais e ainda hoje, final de 2008, Terra Sonâmbula está a ganhar prémios (Melhor Argumento em Bursa, Turquia). E Portugal? Terra Sonâmbula teve, salvo erro, uma ou duas semanas de exibição na capital. Não sei se chegou ao Porto, a Coimbra, a Faro ou ao Centro Comercial da Bobadela. Sei que não chegou aos portugueses. E sei que a Teresa sabe isso. Não admira que viva em Berlim.

1 comentário:

raquelbrancofreire disse...

enviaram-me agora o teu texto. Estive a ler. Ainda bem que os realizadores que decidem ficar no país podem contar com a atenção dos críticos de cinema e das pessoas que, assim como eles, gostam do cinema português e sabem bem o que passam as pessoas que o fazem.Se quiseres ver o filme, convido-te para uma projecção para a imprensa.Gostaria muito que fosses ver e depois conversaremos. Aceitas o convite?
um abraço à minha colega cineasta Teresa. Tudo de bom.