sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

2009


Os ingleses dão ao ano bissexto o nome de leap year, o ano do pulo. Como se o bissexto 2008 fosse um ano esdrúxulo que tentamos evitar ou pular em direcção à prevista normalidade do calendário de 2009.

Se já nos avisaram que 2009 ainda vai ser pior, parece-me que tudo corre nos eixos da “normalidade”: a normalidade de que tudo isto é mau, mas felizmente ainda pode vir a ser pior. Confesso que depois de terem baixado 1% ao IVA em Julho de 2008, as previsões para 2009 caem que nem uma bomba no seio do optimismo nacional. Se não fosse o optimismo dos portugueses estar no seio, ficávamos mesmo arreliados.

Uma vez que 2009 será ano de eleições legislativas e autáquicas (mais Parlamento Europeu), irá fazer-se menos política e mais campanha. Eu prefiro sempre a campanha: pode ser que assim a maioria dos jardins municipais seja limpa e a Avenida da Liberdade possa ter flores sem as pétalas serem patrocinadas pela TMN.


O fim do ano bissexto significa ainda que Sócrates conseguirá ajustar o calendário de feriados de forma a eles coincidirem com a fuga de milhares de portugueses para o Algarve num fim de semana em que seja preciso referendar algo de importante. Tipo: “É a favor do linchamento dos professores no pelourinho público ou prefere que eles sejam apenas queimados?”.

Em 2009, a sexta feira santa calha à sexta, bem como o 1 de Maio. O 5 de Outubro é uma 2ª feira, os feriados de Dezembro são terças, tudo por obra e graça do Espírito Santo e do Engº Sócrates. “A culpa do 25 de Abril ser a um sábado e o 1 de Novembro ao domingo é da oposição”, afirmou o 1º ministro. Manuela Ferreira Leite recusou comentar, deixando indignada a oposição a Ferreira Leite dentro do PSD, incluíndo aqueles que se opõem à oposição dentro do principal partido da oposição.


Entretanto o PNR, partido nacionalista, regozija com o facto de a Noruega legalizar os casamentos entre pessoas do mesmo sexo a partir de Janeiro, o que significa que muitos dos homossexuais sairão de Portugal para casar na Noruega. O PRN pensa abrir uma excepção ao discurso contra os emigrantes, caso haja necessidade de alguns heterossexuais noruegueses virem trabalhar para as obras em Portugal como contrapartida.

O almanaque Borda d’Água assume que 2009 terá “um Inverno temperado, uma Primavera ventosa, um Verão aprazível e um Outono chuvoso”. Mas nem uma palavra em relação à crueldade que é o facto de no Verão 2009 não haver um único evento desportivo, seja Europeu ou Mundial de Futebol, que possa distrair os portugueses da crise internacional e permitir às gasolineiras voltar a subir o preço dos combustíveis enquanto o pessoal está a ver a bola.


Consta que a Galp está a pensar organizar um mundialito de futsal alternativo que inclua equipas a favor e contra os contentores em Alcântara. E vão chutar em quê? Depende da cabeça que entretanto rolar na câmara municipal…

Sem comentários: