quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Globos de Ouro 2008: Os Nomeados


A lista dos nomeados para os Globos de Ouro foi enviada de Los Angeles às cinco da manhã locais (pacific time, that is), a tempo de entrar nos noticiários da Europa e suas colónias. Como os Globos de Ouro servem de amuse bouche para os Óscares, convém levar isto a sério e começar a antecipar as previsões cinematográficas para o ano compilado (2008, that is).

E afinal que conclusões tirar desta primeira selecção? Que, para além dos cinco nomeados para Melhor Drama (Globos de Ouro), apenas um outro filme (Milk, de Gus Vant Sant, com Sean Penn) se poderá intrometer na luta pelo Melhor Filme do Ano (nos Óscares).



Quais os nomeados para Globos de Ouro? The Curious Case of Benjamin Button, de David Fincher (segundo conto de F. Scott Fitzgerald). Slumdog Millionaire, de Danny Boyle (Trainspotting). Frost/ Nixon, de Ron Howard (argumento de Peter Morgan de A Rainha). Revolutionary Road, de Sam Mendes (reune o par de Titanic, DiCaprio e Kate Winslet). E The Reader, de Stephen Daldry (de As Horas), segundo texto de David Hare.






Curiosidades: Meryl Streep (Doubt, Mamma Mia!) e Kate Winslet (The Reader, Revolutionary Road) conseguiram duas nomeações para prémios de representação.
Vicky Cristina Barcelona, nova comédia de Woody Allen, nomeia todo o elenco principal (Javier Bardem, Penelope Cruz e Rebecca Hall), mas não Scarlett Johansson. É o Carmo e a Trindade!


O elenco de Doubt, texto original de John Patrick Shanley (Feitiço da Lua) adaptado por Diogo Infante para o Maria Matos em 2008, está todo nomeado: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Viola Davis e Amy Adams.


Heath Ledger, como se esperava, está nomeado postumamente por Cavaleiro das Trevas. Mas estranhamente o filme ficou de fora. Não se arranja uma categoria extra de Filme Mais Subvalorizado pela Crítica do Ano?

De fora também, com maior ou menor surpresa, ficou Australia (Baz Luhrmann), Ensaio Sobre a Cegueira (Fernando Meirelles) e Clint Eastwood (que este ano tem dois filmes, Changeling e Gran Torino). Angelina Jolie está nomeada pelo papel em Changeling e Clint Eastwood pela partitura de Changeling e um dos temas de Gran Torino, mas isso não chega para compensar as expectativas criadas. Expectativas essas que, acredito, a Academia tratará de compensar nos Óscares.

Sem comentários: