terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Cinema: Melhores Filmes 2008


De um ano para o outro, reduzi cerca de 50 por cento na minha frequência cinematográfica. Ou seja, deixei de ir ao cinema assiduamente.

Dos 13 melhores filmes de 2008, apenas sete foram vistos no cinema durante o ano em questão (Angel, de François Ozon vi em 2007, no Instituto Franco Portugais). Tudo o resto foi visto em casa, através de cópias pirateadas com sofisticada legendagem brasileira ou versões de aluguer Blockbuster para dvd (como A Luz Silenciosa, do mexicano Carlos Reygadas). Estava a chover ou fazia muito sol ou inventei uma boa desculpa para não estar com ninguém.

Apesar de tudo, ainda sou um purista. Nada se compara a ver um bom filme na sala de cinema - principalmente se a sala for apenas ocupada por mim. Não preciso de pagar muito para que isso aconteça, basta-me ir às sessões da meia noite de domingo, segunda e terça feira num multiplex de zona limítrofe da capital - seja no CC Comercial Vasco da Gama, Alvaláxia ou Freixo de Espada-a-Cinta.

A maioria dos bons filmes de 2008 infelizmente eu não vi. Se os meus leitores estiverem realmente muito interessados em saber quais são, devem consultar as escolhas dos críticos sérios que serão decerto incluídas nas listas de imprensa a publicar nos jornais dos próximos fins de semana. Ou seja, listas feitas a tempo de ir correr à FNAC comprar "o melhor filme do ano segundo fulano e cicrano" para oferecer ao tio.

Fico-me assim limitado aos poucos filmes que vi e dos quais gostei muito, por razões mais do coração que da razão. Foram filmes que mexeram comigo de uma forma que, este ano, pouco ou nada de substancial mexeu (a começar por mim mesmo, sedesdentário duma figa!).

1. Into The Wild - O Lado Selvagem, de Sean Penn
2. Dark Knight -O Cavaleiro das Trevas, de Chris Nolan
3. Atonement - Expiação, de Joe Wright
4. There Will Be Blood - Haverá Sangue, de PT Anderson
5. The Mist - Nevoeiro Misterioso, de Frank Darabont


6. Entre Les Murs - A Turma, de Laurent Cantet
7. Juno, de Jason Reitman
8. No Country For Old Men - Este País Não é Para Velhos, dos Coen
9. O Orfanato, de Juan Antonio Bayona
10. Wall-E, de Andrew Stanton

Suplentes
11. Before The Devil Knows You're Dead - Antes Que o Diabo Saiba Que Morreste, de Sidney Lumet
12. Angel - Encanto e Sedução, de François Ozon
13. Luz Misteriosa, de Carlos Reygadas

Sem comentários: