terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Quaresma: Bidão de Ouro


Quando Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo surgiram a bailar na equipa do Sporting, há quase dez anos, antevi um futuro mais risonho para Quaresma do que para Ronaldo. Enganei-me.

Na altura achei que Ronaldo dançava bem demais para as tarefas a que se propunha, fazia-me lembrar o Dominguez, aquele puto português que o Sporting fora buscar a Inglaterra e que se fintava a si próprio.

Agora, uns anos depois, Ronaldo é um jogador completo e Quaresma é apenas um jogador complexo, com um talento incompreensível. Mourinho veio buscá-lo para jogar no Inter de Milão mas nada mudou. Quaresma deixou de jogar, não voltou à selecção, e em Itália ganhou agora um prémio de latão, o Bidão de Ouro, que premeia a maior desilusão da época do campeonato italiano.

Pode ser que este prémio sirva de lição a Quaresma. Tudo depende da inteligência, distância ou perspectiva com que se olha para estas coisas. Para mim, ele vai associar o Bidão de Ouro a barril de petróleo e, no meio da crise, sentir-se agraciado pela encomenda. O petróleo não dá para usar no cabelo?

4 comentários:

Anónimo disse...

A mim o ciganito nunca me enganou... O "mal" assentou, em que muitos jornalistas desportivos- e não só - endeusarem o futebolista num campeonato sofrível...O resultado está á vista. A doer, um bidão é pouco.

FR

Lek disse...

Só para esclarecer, um ponto que pode ajudar a elucidar esta questão. Antes de Quaresma, nos dois anos anteriores, o "Bidon de Ouro" foi atribuído ao brasileiro Adriano, o avançado a quem os tifosi apelidaram também de "Imperador de Milão", a pérola do Internazzionale.
Portanto, este galardão só serve para o ciganito ficar a saber que têm de se aprumar e começar a "dar o litro". Que bem que ficava importar este conceito para a liga Sagres.

PPG disse...

antes bidão que bidé...

Anónimo disse...

ha pessoas como tu que nao conseguem ver mais alem!! esta historia do bidao de ouro nao é orgulho para nenhum de nos portugueses talvez prefiras um aimar ou um lucho ou mesmo un ismailov aprende a ver futebol e a analisar o porque de ser ele o bidao de ouro. talvez se saisses do teu cantinho de portugal e vosses tratado como muitos portugueses o sao nao vosses tao adepto desse bairrismo que te corre nas veias.
mas infelizmente a ignorencia nao mata!!! aprende a ser patriota seja ele ex-jogador do slb fcp ou scp prefiro um milhao de vexes un jogador portugues a jogar num escalao secundario a uma super-vedeta estrangeira e pa que fique esclarecido o quersma é um dos melhores talentos mundiais nao teve a sorte do cristiano de em ter uma maquina de markting a trabalhar o nome dele mas é verdade tu so comes aquilo que te metem no prato usa o cerbro que deus te deu e passa a ser tu o cozinheiro das tuas probrias ideias!!nunca é tarde de mais viva portugal e viva aos portugueses