segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Os 100 Melhores Restaurantes de 2008?


Não sei qual a política da revista Sábado em relação aos seus suplementos ocasionais, como é o caso do Guia do 100 Melhores Restaurantes de 2008, oferecido com a edição da semana passada. Mas gostaria de pensar que a oferta do suculento fascículo ("revista para guardar", dizem eles) não morre com a edição da revista que sairá esta semana.

De qualquer forma, e contando com o pior, creio que seria urgente apanhar a Sábado na rua AGORA e guardar o Guia dos Restaurantes para consumo natalício em lume brando. Trata-se de um trabalho exemplar (de João Gobern, Edgardo Pacheco, Nuno Pires e Fernando Melo) que reune os melhores restaurantes do país em dez categorias particulares: carne vaca, carne porco, peixe, caça, marisco, japonês, italiano, saladas, sobremesas e vinhos.

Há um ano, no Corta Fitas, o Pedro Correia fez de mau da fita, publicando um post sobre algumas das inevitáveis lacunas da edição do Guia dos Melhores Restaurantes 2007. Este ano, e caso ninguém se ofereça, eu poderei ser o algoz. Nada de pânico, não tenho muito a acrescentar. Mas, se eu mandasse na edição 2008 (um dia...), nunca deixaria sair para a rua um guia sem os links para os sites dos restaurantes destacados. Falha grave.

Também nunca deixaria de fora categorias como "vegetariano" ou "ambiente", e restaurantes como o Bocca e o Luca. Bem sei, talvez o "ambiente" esteja, como diria George W. Bush, "misunderestimated". Mas continua a ser, para mim, uma das primeiras razões para visitar um restaurante. A segunda razão, a partir de agora, passa a ser: "E vocês aparecem no Guia da Sábado?".

1 comentário:

Anónimo disse...

É isto de elegerem os melhores restaurantes do pais é uma pura treta,os chamados criticos gastronomicos, vao sempre aos mesmos sitios que viagem pelo pais fora, que vao tambem ao interior do pais ver o que por la se faz, ha por la nao muitos mas bons cozinheiros, mas vao sempre avaliar os mesmos porque comem de borla etc, que procurem ser idoneos,e que façam uma avaliacao correta, se por ventura algum desses criticos ler este meu depoimento tera bem de reflectir um pouco na sua consiençia. Para terminar bem hajam os que lutao de verdade todos os dias sem dar almoços nem jantares a falsos criticos gastronomicos.