sábado, 15 de novembro de 2008

SIC: Episódio Especial


Não compreendo esta mania da SIC em fazer programas especiais sobre... os seus próprios programas. Há 20 anos, quando a RTP apresentava o Cartaz TV e antecipava a sua programação, a coisa até fazia algum sentido. Tratava-se de promover o canal.

Mas o que a SIC faz agora, num espaço chamado Espisódio Especial, não é antecipar a sua programação, é recuperar as histórias da sua ficção nacional (duas novelas nacionais, algumas brasileiras) explicando os seus dramas ficcionados com reportagens aos actores e intervenientes nos bastidores. Ou seja, a SIC retira a ficção da ficção e convida-a a visitar a realidade, hipotecando todos aqueles que, por opção própria, aderiram à sua programação... ficcionada.

A ficção (ou fixação) desta semana era o beijo "lésbico" de Diana Chaves e Ana Guiomar para a novela Podia Acabar o Mundo. Talvez tenha sido muito bonito na novela, mas a SIC preferiu transformá-lo num acontecimento. Porque não deixar a ficção viver por si? Por que razão explicar tudo? A SIC ao fim de semana trata de eliminar o mistério da ficção criada durante a semana. Quando é precisamente o contrário daquilo que um fim de semana (ou a SIC) deveriam servir para fazer...

Sem comentários: