sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Estoril Film Festival 08


Há um ano, a estreia do Estoril Film Festival (para os leigos, é o Festival de Paulo Branco) não teve o sucesso que tanto se esperava. Fui a meia dúzia de sessões de grandes ante-estreias no Casino Estoril que tinham apenas meia-casa de público. Cronenberg, DePalma, e ninguém quer ver? Consta-me que as salas comerciais de Cascais, onde pude ver o filme de Coppola, Youth Without Youth, tiveram melhor receptividade. Conclusão? Casino de Estoril vazio, cinemas em Cascais cheios. Isso, creio eu, diz tudo. Será que a organização apanhou a mensagem?

Hoje, a edição 2008 do Festival de Cinema do Estoril tem a sua gala de abertura no Casino. Ainda ontem, foi confirmada a presença à última da hora de Bernardo Bertolucci, o que é notável, tendo em conta o estado de saúde do realizador italiano. Michael Pitt e Louis Garrel, a dupla amorosa de The Dreamers (de Bertolucci), também visitam o Estoril. Mais nomes? "Stephen Frears, Valeria Bruni-Tedeschi, Catherine Deneuve, Paul Auster, J.M. Coetzee, Mathieu Amalric, François-Marie Banier, entre muitas outras novidades".

Não se pode ser indiferente a um festival de cinema tão bem composto como este. A programação é excelente, serão exibidas ante-estreias de Vicky Cristina Barcelona (Woody Allen), Rachel Getting Married (Jonathan Demme), Four Nights With Anna (Jerzy Skolimowski) ou Hurt Locker (Kathryn Bigelow). E o Festival mostrou ainda uma genica suplementar ao garantir homenagem de carreira a Paul Newman.

O que poderá faltar? Público. De um ano para o outro nada na comunicação do Festival do Estoril mudou. E, mais uma vez, a imagem projectada cá para fora é a de que se trata de um "festival de estrelas" e não de acesso público. Não se pode dissociar a actividade cultural da Câmara de Cascais e Casino Estoril (sponsors do festival) à Moda Lisboa, que, como toda a gente sabe, não é aberta ao público. Por isso, é inevitável que o espectador corra para as salas comerciais onde os filmes do Festival do Estoril irão ser exibidos, em vez de garantir dinâmica às salas do Casino Estoril, onde o festival se concentra. O espectador médio não se imagina a partilhar espaço com as grandes estrelas de cinema que vêm ao Estoril. E pelos vistos, mais uma vez, o próprio Festival também não assistirá a esse cruzamento de culturas.

Uma nota final para o site, que está cheio de erros e não tem uma única imagem que a imprensa (e os bloggers) possam utilizar. A alternativa vídeo do Festival do Estoril está nos blogs da sapo. Consultem.

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