quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Mal Nascida: estreia hoje o novo filme de João Canijo


Com uma filmografia de títulos como Sapatos Pretos, Filha da Mãe, Ganhar a Vida, Noite Escura ou, agora, Mal Nascida, não se pode dizer que João Canijo seja propriamente um optimista. Mas se o fosse, talvez os seus filmes perdessem metade do charme, da verdade e da acutilância que têm.

Pessoalmente, Canijo é dos meus realizadores portugueses favoritos - e dos poucos a quem se pode dizer, com toda a propriedade, que é um cineasta. Digo sempre isto relativo aos poucos técnicos que sabem como filmar aquilo que decidiram anteriormente escrever. Outros? António Ferreira, Mário Barroso, Marco Martins ou Tiago Guedes e Frederico Serra.

Parece sempre que, mesmo antes de escrever, já Canijo começou a filmar. Trata-se de um realizador de detalhe e meticulosidade, de sombras e silhuetas. Ele filma como em hipertexto: nem sempre o mais interessante é aquilo que passa no primeiro plano.

Mal Nascida chega, de certa forma, tarde demais às salas. O filme está há mais de um ano em pousio, depois de um desentendimento entre Canijo e o produtor Paulo Branco. No final de 2007, cruzei-me com o realizador num Alfa Pendular de Porto para Lisboa, e fiquei a saber da deselegância toda em primeira mão. Um vis-avis demasiado sórdido para ser descrito por palavras e por interposta pessoa. Quem distribui agora o filme é Costa do Castelo.

1 comentário:

Beta disse...

por estranha coincidência, visualizei algumas cenas ontem à noite, no final do noticiário da 2.
Achei que deve ser realmente um pouco deprimente, mas pareceu-me um filme bom.