segunda-feira, 13 de outubro de 2008

A Verdade (da mentira) Desportiva


Um dia depois do Suécia x Portugal, onde alegadamente terá ficado por marcar um penalty contra os da casa, o jornalista Rui Santos decide publicitar na SIC Notícias uma petição da sua autoria em prol da "verdade desportiva". Qual a ideia? Permitir que o infalível circuito vídeo possa rectificar algumas das decisões mais polémicas e delicadas dos árbitros de futebol. Ou seja, o Big Brother adaptado ao desporto.

Como se sabe, a discussão sobre a "verdade desportiva" só costuma vir à tona nos fins de semana em que não haja jogos para o campeonato da I Liga. Basta algum dos clubes grandes começar a ser beneficiado (como sempre é) em detrimento dos outros 13 clubes da I Liga, e a conversa perde referência.

Pessoalmente, e por ser adepto de um clube pequeno (o Belenenses), abandonei há muito o idealismo vigente: não sou a favor da ideia mundana de que "o árbitro é humano e também pode errar", mas tenho a certeza que bastaria a criação de uma "entidade vídeo reguladora" para tudo ser entregue ao escrutínio do canal do Benfica.

Além disso, se for uma máquina a dizer-nos ao final de domingo quais dos três grandes foram beneficiados na jornada de fim de semana, não estou a ver qual possa ser o tema de conversa dos portugueses à 2ª feira de manhã. Incluíndo a conversa fiada de Rui Santos.


Sem comentários: