quarta-feira, 29 de outubro de 2008

R.I.P.: Gerard Damiano (1928-2008)


Se eu tentar fazer uma pesquisa no Google sobre o melhor filme pornográfico de sempre na história do cinema, o mais provável é ser encaminhado para uma indústria de "adult movies" que em nada tem a ver com filmes pornográficos dos anos 70, como Garganta Funda, The Devil in Miss Jones e Behind The Green Door.

É uma das armadilhas da internet: o "melhor filme de sempre na história do cinema pornográfico" vai dar exactamente à mesma pesquisa de "o melhor filme pornográfico de sempre na história do cinema". Mas quem diz que se trata da mesma coisa? Nos anos 70, quando a pornografia chegou ao cinema em sala, ainda era praticamente considerado "cinema de autor" (nunca se viu um público tão individualizado nos cinemas). Portanto, era um género de cinema como outro qualquer. Com os anos 80, tudo mudou.


Paul Thomas Anderson, com Boogie Nights (1997), retratou exemplarmente a altura crucial, com a entrada do circuito vídeo e a domesticação dos públicos, em que o cinema pornográfico de autor foi engolido pelos "adult movies" que agora conhecemos. Foi o fim de um encantamento intelectual, de uma transgressão caucionada, de uma partilha sensorial: hoje, regressar a Garganta Funda ou Behind The Green Door (uma espécie de 2001 do cinema pornográfico) é redimensionar essa experiência rebelde e inigualável dos seventies. Hoje, ir aos peepshows ou à net não tem nada a ver.

Portanto, ao ler hoje o obituário do realizador de Garganta Funda e The Devil In Miss Jones, Gerard Damiano, pergunto-me há quanto tempo teria ele na realidade morrido.

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