segunda-feira, 29 de setembro de 2008

IX Festa do Cinema Francês (II)

Começa já esta semana, com a projecção de Les Femmes de L'Ombre (com Sophie Marceau, Julie Depardieu e Marie Gillain), no cinema São Jorge, no dia 2, às 22h, e prossegue durante os próximos dois fins de semana, em Lisboa (até dia 12), continuando por Almada, Coimbra, Porto e Faro até 2 de Novembro. É a IX Festa do Cinema Francês, com programação repartida entre o São Jorge, a Cinemateca e o Instituto Franco Portugais, na Rua Luís Bívar.

As minhas escolhas vão todas para o São Jorge.

Dia 4, 17h
Le Premier Cri, documentário de Gilles de Maistre sobre a coincidência do nascimento nos quatro cantos do mundo.


Dia 6, 22h
Ce Que Mes Yeaux ont Vu, de Laurent de Bartillat, com Sylvie Testud, sobre uma mulher obcecada pelos quadros de Watteau.


Dia 10, 22h
Paris, de Cédric Klapisch. O realizador de Residência Espanhola e Bonecas Russas volta a insistir no seu actor-fétiche, Romain Duris. Mas a companhia residencial de Juliette Binoche sugere drama em vez de comédia.


Dia 11, 19h30
Un Baiser s'il Vous Plait, de Emmanuel Mouret, com Virginie Ledoyen e Julie Goyet. Romance de desencontros e desencantos com um pezinho em Truffaut.

Dia 11, 22h
Promets-Moi, de Emir Kusturica, a habitual comédia balcânica do realizador de Gato Preto Gato Branco, desta vez com o seu filho Stribor Kusturica.


Dia 12, 15h
Faubourg 36, o novo de Chistophe Barratier, realizador de Os Coristas, é uma espécie de sequela, com uma história sobre a recuperação de um teatro francês nos anos 30.



Dia 12, 22h
Le Silence de Lorna, dos irmãos Dardenne ("Rosetta"). Com Arta Dobroshi, uma albanesa a tentar sobreviver na Bélgica.


EXTRA
Dia 9, 19h, na Cinemateca
Monsieur Klein, clássico de 1957 por Joseph Losey, com Alain Delon e Jeanne Moreau, sobre um oportunista comerciante de arte durante a ocupação de alemã de Paris.



Sem comentários: