segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Slow Travel

Devagar se vai ao longe

O mundo está dividido entre dois géneros de turistas: os relaxados, que querem gozar as férias de papo para o ar, e os aventureiros, que nunca páram de parmilhar terreno durante o defeso. A grande maioria deles está sujeita ao regime acelerado do comércio turístico, que obriga à exaustão de meios e de fins, e ao fim da imaginação: os relaxados seguem do aeroporto para o resort sem pensar duas vezes no local onde estão, os aventureiros viajam rapidamente de terra em terra sem compreender o mundo que os rodeia. É um pouco contra esta experiência galopante, contra esta necessidade de “descansar depois dumas férias cansativas”, que o slow travel combate: a velocidade do planeta depende sempre do movimento que lhe impusermos. E o usufruto turístico também.

Carta de intenções do slow traveler (ou viajante demorado) em 10 capítulos

1. Pare: a pressa é a inimiga da perfeição. Planeie antecipadamente: é a única forma de saber onde e quando pode parar. Viajar para o Caribe na época dos furacões é um mau início.

2. Renuncie ao avião ou automóvel, e opte pelo comboio. Daí o conceito de pouca-terra (em vez de muita-terra). Não seja ganancioso, saboreie uma coisa de cada vez, não páre em todas as estações, escolha apenas um apeadeiro. Preferivelmente perto de frutos silvestres.

3. Alugue em vez de hospedar-se. Isso permite-lhe ficar indefinidamente e pagar mais barato à semana ou ao mês do que ao dia. Essa permanência sem limite estabelecido obriga-o a relacionar-se com os locais. Como diria o outro, “com tranquilidade”.

4. Participe em acções de voluntariado nas comunidades das terras onde pensa ficar alojado. Ou, ao contrário, planeie o voluntariado antecipadamente, sem se preocupar de forma calculista com destino onde o poderá exercer.

5. Perca-se. Literalmente antes de filosoficamente. Uma vez estabelecido, “esqueça” o mapa no seu quarto e explore com curiosidade e respeito o local em visita. Aventure-se no desconhecido – uma rua, um beco, um bairro, uma medina. Em dois tempos fará parte da comunidade, e é provável que outros turistas lhe venham pedir a si indicações geográficas.

6. Não corra para os museus mais concorridos, escolha um parque ou o notável cemitério judeu em Florença. “Você não verá tudo, mas conhecerá bem aquilo que visitar”, diz Kim Riemann, fundadora do
http://www.slowtrav.com/.

7. Não viva obcecado com o relato imediato da experiência original que pensa estar a viver: por isso, em vez de comunicar o momento através de sms, e-mails ou postais ilustrados, guarde alguns dos segredos para si ou para os seus netos.

8. Alimente-se da cultura local. Os mais puristas falam na necessidade de consumir apenas produtos orgânicos vendidos nas feiras tradicionais. Mas mais importante será experimentar os produtos naturais, cuja denominação de origem parece confirmada. Provar o que é da terra é quase tão importante como falar a língua nativa. Se conseguir os dois, melhor ainda.

9. O slow travel não é obrigatoriamente tradicional – ou seja, não é preciso fugir-se da cidade para o campo e criar ovelhas ou fazer queijo. Mas deve ser sempre um regresso às origens, e esse respeito histórico é tão importante no campo como na cidade. Pense nisso antes de se aventurar nas pequenas lojas do comércio tradicional: eles estão ali há mais tempo que você. Tente ser tão autêntico e genuíno quanto eles.

10. Quanto mais regras, pior. Quanto mais coordenadas, pior. Quanto mais destinos, pior. Embora existam uma série de programas slow travel decididos a encaminhar os viajantes para locais onde essas férias possam ser, digamos, mais sustentáveis, a prévia inscrição nos programas é o fim da espontaneidade. Por isso, se esteve a tirar notas enquanto lia este artigo, o slow travel não é para si.

http://www.slowplanet.com/
http://www.slowtrav.com/
http://www.slowmovement.com/
http://www.slowtraveltours.com/

Sem comentários: